sábado, 5 de março de 2011

Conselho aos pregadores (2)

Continuando a série conselhos aos pregadores, que não são únicos e exclusivos aqueles que expõem a Palavra de Deus, mas a todos de uma maneira geral. Afim, de que não mais venhamos a cometer tais erros. A saber, não é de hoje que os chavões, ou seja, verbetes costumeiros vêm fazendo parte da liturgia. Muitos deles são errados, mas não afetam a Sã Doutrina, outros, no entanto fazem o caminho contrário.

Como é o caso do: “Crente que tem promessa não morre”. Acho que não há uma semana sequer sem que eu passe sem ouvir esse chavão anti bíblico e extra bíblico. Posto que esta frase não está registrada na Palavra do Senhor, muito menos ela dá respaldo a tal tese. Afinal, o Apostolo Paulo registra para Deus vivemos e para Ele também morremos (Fp 1.21-23; Rm 8.38,39). Em Hebreus 11.39, inclusive, ele menciona o seguinte acerca de verdadeiros heróis da fé, fiés ao Senhor Jesus até à morte: “E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa”.

O versículo 13 também diz: "Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas..." Pois é... eis aqui um grande grupo de servos de Deus que morreu sem ter alcançado a promessa! Infelizmente, o chavão em apreço gera nos crentes a idéia de que todos somos super-heróis, pois, qual crente não tem promessa? Pensemos nas coisas de cima (Cl 3.1,2), pois a nossa Cidade está nos Céus (Fp 3.20,21).

As promessas que recebemos por meio de profecia não devem nem podem ser levadas como se verdade incondicional fosse, como se fossem a garantia de que jamais morreremos enquanto elas não se cumprirem. É claro que as verdadeiras promessas de Deus se cumprem, mas muitas delas são condicionais, como a do dia de Pentecostes (Lc 24.49; At 1-2). Se aqueles crentes não tivessem ficado em oração, em Jerusalém, não teriam recebido a promessa (2 Cr 7.14,15; Is 1.18-20; Dt 28).

Jesus disse não se ausentem de Jerusalém e esperem a promessa do Pai (At 1.4). Ora, a promessa pelo Mestre fora feita, mas ela era condicional. Se eles tivessem saído da cidade ou estivessem despercebidos eles não teriam recebido a promessa. Segundo a Palavra de Deus, é possível sim morrer antes do tempo (Ec 7.17. O fato de termos muitas promessas não garante que não morreremos até aos seus cumprimentos. Se de fato esse chavão fosse uma verdade, todos nós seriamos como o “Super-Man” ou “Mulher Maravilha”, em suma, seriamos Super-heróis e a igreja a “Liga da Justiça”.

A paz seja com todos,

Anderson Ribeiro

3 comentários:

  1. A LITURGIA QUE ESTÁ EM VOGA, MESMO DIFERENCIANDO DE DENOMINAÇÃO PARA DENOMINAÇÃO, NÃO DEVE HAVER MODIFICAÇÃO A PONTO DE FERIR OS PRINCIPIOS CRISTÃOS, TODAVIA, O VERDADEIRO ADORADOR, NÃO SE SUBMETE A CIRCUNSTÂNCIAS MODIFICADAS PELOS HOMENS, NO ENTANTO DEVEMOS TER UMA VISUALIZAÇÃO TANTO DE NOSSO HOMEM INTERIOR COMO EXTERIOR. aFINAL NÃO SOMOS SUPER HEROIS, MAS SERVOS DO DEUS ALTÍSSIMO.

    ResponderExcluir
  2. Anderson, tem um selo pra vc no meu blog: http://geracaoirreversivel.blogspot.com/2011/03/selos.html

    Parabéns pelo blog, é muito bom!!

    ResponderExcluir
  3. Shalom,
    "Pela fé, até a própria Sara recebeu a virtude de conceber um filho, mesmo fora da idade, porquanto teve por fiel aquele que lho havia prometido" Hebreus 11:11)

    ResponderExcluir