sexta-feira, 13 de maio de 2011

O mito da sexta-feira 13

Hoje sexta-feira dia 13, passei o dia inteiro ouvindo “piadinhas” a respeito da aludida data. No entanto, fiquei um tanto quanto curioso para saber o porque de muitos ficarem receosos numa sexta feira 13. Matando a minha curiosidade descobri que tudo isso possivelmente, vem da mitologia nórdica. Uma lenda diz que Odin, tendo estabelecido o seu reino na Escandinávia, escolheu 12 sábios para um banquete na “morada dos deuses”. Loki, o deus do fogo, não foi convidado e, por inveja, arrumou uma grande confusão, tornando-se um indesejado 13º participante, na festa. Teria surgido aí a crendice de que 13 é sinônimo de azar e desgraça.

Alguns pesquisadores fazem ainda conexão da referida lenda com a história de Judas, que, ao trair o Senhor, tornou-se, da mesma forma, um indesejado 13º. participante, na chamada última Ceia — na verdade, a última Páscoa, “até que ela se cumpra no Reino de Deus” (Lc 22.16). Como o Senhor foi crucificado numa sexta-feira, supõe-se que daí advenha à sexta-feira 13.

Essa junção sexta-feira mais o número 13 é repleto de lendas e crendices que deixam os mais supersticiosos de cabelo em pé. Como se não bastasse isso, o cinema norte-americano tratou de imortalizar esta data com uma interminável sequencia de filmes de terror protagonizada por Jason Voorhees, um serial killer que ataca nessa mesma data. Um certo produtor de uma série de DVDs intitulada “prepare-se” não hesitaria em correlacionar essa data com as 13 famílias dos ”iluminats”, os senhores do mundo.

Mas, quando olhamos para a Bíblia, vemos que na sexta feira os israelitas recebiam porção dobrada do maná (Ex 16.5) e que o Apóstolo Jesus Cristo (Hb 3.1) e os seus 12 seguidores formaram um grupo de 13 apóstolos; e que Jericó foi rodeada 13 vezes pelos israelitas (leia com atenção Js 6.3-4), os livros de Neemias, 2 Coríntios e Hebreus também possuem 13 capítulos. E que a bênção apostólica está registrada em 2 Coríntios 13.13? Ou seja, o último capítulo dessa carta possui 13 versículos!

Glória a Jesus!(13 caracteres);
Aleluia, Senhor(13 letras);

Deus te abençoe (13 letras)

Sendo assim é uma data como qualquer outra, nem de sorte nem de azar. “Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele” (Sl 118.24)

A paz seja com todos,

Anderson Ribeiro

Um comentário:

  1. Pior ainda é da de cara com um gato preto na sexta feira 13.

    ResponderExcluir