sexta-feira, 4 de março de 2011

Os cavaleiros brancos de Apocalipse

João descreve no livro de Apocalipse dois cavaleiros brancos. Saiba nesse vídeo quais as diferenças entre eles, e quem são?

A paz seja com todos,

Anderson Ribeiro





3 comentários:

  1. Olá Anderson, estive a ouvir atentamente o teu video e estou de acordo de que não é Cristo o cavaleiro no cavalo branco no capitulo 6.
    (nunca tinha ouvido falar em tal coisa)
    Mas a explicação que falas também não justifica não ser Cristo. com todo o respeito por ti e pelo teu trabalho.
    Cristo até que poderia ter quebrado o selo e saído logo a seguir no cavalo branco. e porquê?
    porque a bíblia relata-o como cavaleiro tal como tu referiste o do cap.19 tal como Leão e cordeiro. repara que João estava a chorar e então lhe disseram que o Leão era digno de quebrar os selos, e logo de seguida ele olhou e já não era o leão mas sim o cordeiro! então creio que não é por ai que se justifica o cavaleiro do cap.6 não ser Cristo, mas sim no próprio carácter desse cavaleiro.
    Quando interpretamos uma passagem escatológica temos que ter em conta vários factores os quais eu não tenho abastança de domínio, mas tenho uma noção básica. Para interpretarmos o primeiro cavaleiro como Cristo, o que serão os outros cavaleiros? também são cavaleiros, estão ao mesmo nível... (percebes)
    è o mesmo que muitos dizem que a lua tornar-se vermelha, significa que Haverá guerra para conquistá-la (acção humana) e na mesma passagem dizer que o resto significa acontecimentos da natureza. Neste aspecto que é incoerente.
    é no carácter da imagem do cavaleiro que denuncia que não é Cristo.
    Agora vendo nestes parâmetros temos que admitir que é incoerente, ligar o cavaleiro ao anti-Cristo. porquê? porque o carácter não o identifica como tal! (*só não sei porque declaraste que a coroa era falsa).
    muitos dizem que é uma simulação da vinda de Cristo, e que o arco é símbolo disso visto que não faz menção às setas. Mas se o cavaleiro branco é uma simulação então temos de interpretar os outros como tal. Se a cor branca do cavalo representa a falsa paz então as outras cores dos cavalos têm um significado falso... para além de que também têm um tempo especifico (como o período de falsa paz). Não podemos simplesmente interpretar de forma que nos convêm à nossa teoria! não podemos quebrar os princípios de interpretação. Tal como as setas, também não é mencionado a vestimenta do cavaleiro, mas deduzimos que tenha armadura de combate porque o arco induz-nos a isso.
    e mais o arco está em outras passagens bíblicas relacionado a pregação do evangelho.
    Para terminar gostaria de interpor com o seguinte... Repare que o cavaleiro veio como que de uma vitória a partir para outra-cap6/2 parte b. e por esta altura na quebra dos selos o diabo teve uma derrota tremenda contra o arcanjo Miguel e seu exercito, acontecimento paralelo com o arrebatamento de igreja que é sua primeira vitória.
    Vejo como incoerente ver o 1º cavaleiro do cap.6 porque.
    1º- para vê-lo como anticristo os outros cavaleiros também têm de ser de origem maligna.
    2º-para vê-lo como uma simulação os outros cavaleiros têm que ser simulações, e não há nada que indique isso!
    3º- O inimigo não vêm como vencedor para outra vitória, nessa altura seria mais do género... (perdedor para outra derrota).
    Então quem é esse cavaleiro? creio que sejam parte dos santos arrebatados que vêm como vitoriosos (arrebatamento) para outra vitória ( redenção da terra e tomada de posse).
    Mas para fundamentar esta minha opinião precisaria de escrever muito mais... posso é aconselhar um livro da década de setenta, "O futuro glorioso do planeta terra" é apenas um de muitos nesta linhagem de interpretação.
    Um abraço...
    Quero deixar claro que não existe heresia quando se interpreta algo escatológico. apenas uma interpretação mais ou menos coerente.
    Por isso a minha opinião é tão valorosa quanto a sua, Até as coisas acontecerem. ai veremos tudo de forma nítida! louvado seja Deus
    continue e força!
    Deus seja contigo!!!!!!!!!!!
    Visita o meu blog, não tenho nenhum tema de escatologia, mas tem temas interessantes, como o rock'n'roll cristão, culturas e preceitos deste mundo. enfim estou a iniciar-me no mundo dos blogs :)
    http://www.andreboanova.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a explanação parabéns irmão. Creio que como teólogo o amado irmão deve ter lido(caso não tenha lido, eu recomendo) as Obras do Rev. Arthur Edward Bloomfield:Antes da última batalha Armagedom, e O Futuro glorioso do Planeta Terra.Neste último Bloomfield expõe sua visão sobre o cavaleiro no cavalo branco de Ap 6.Onde ele afirma que este se trata de Cristo.
    Estudo e leciono escatologia há varios anos, e além de estudar profundamente o livro do Apocalipse, investiguei também inúmeras obras acerca do assunto. Durante muito tempo defendi o mesmo ponto de vista sobre o cavaleiro do cap 6 ser o Anomos(gr)-Homem do pecado.
    Sabemos que há muitas divergências quanto a este assunto. Isso não é uma coisa da qual podemos "bater o martelo" ainda.
    Não estudo a Bíblia a luz desse ou daquele teólogo, Porém hoje confesso que partilho da idéia de Bloomfield quanto ao cavaleiro do cap.6 de Apocalipse.Especialmente pelo fato de Bloomfield fazer as seguintes assertivas ao estudar o Apocalipse, que são:
    1-"Não importa o número de pessoas que crêem em uma determinada declaração";
    2-"Não importa o número de livros em que esta declaração aparece";
    3-"Não importa quantos mestres e teólogos a divulguem";
    4-"Se ela não estiver na Bíblia, pode ser falsa".
    Bloomfield foi um ministro metodista do evangelho, cujo ministério sobre profecias foi muito profícuo. faleceu em 1980.
    No mais irmão andersom, parabéns pelo blog. Continue sempre abundante na obra do Senhor.
    Você e eu já sabemos o grande resultado da trama unirversal narrada na revelação do Apocalipse:Uma gloriosa vitória do bem sobre o mal e o estabelecimento do reino milenial de Cristo e do perfeito estado eterno.

    de seu irm. em Cristo, e teólogo: Rev. Cleiton Gomes/Manhuaçu - MG
    Um grande abraço... e a paz do Senhor!

    Soli Deo Gloria.

    ResponderExcluir
  3. Querido irmão não ouvi seu vídeo, porém deixo uma dica de interpretação, comparando os cavaleiros de apocalipse 6 e apocalipse 19 vemos que apesar da cor branca, cada um deles possui características totalmente diferentes. Compare o capítulo 24 de Mateus com o Apocalipse 6, pois os eventos descritos em Mateus 24 são os cavaleiros do apocalipse, o primeiro branco é o engano religioso, os falsos profetas, muitos falsos profetas que se levantariam e conquistariam a igreja, levariam ela a apostasia, mas um pequeno remanescente será salvo. O cavalo vermelho são os rumores de guerra, o cavalo preto são as fomes e a crise economica mundial financeira, o cavalo amarelo as pestes e a grande mortandade destes ultimos dias.

    Eu aprendi isso com um profeta lá da Africa chamado david owuor, se quiser saber mais acesse meu blog fimdosdiasnaterra.blogspot.com ou canal no youtube para ver vídeos dele youtube.com/fimdosdiasnaterra. O Senhor tem confirmado a palavra dele com sinais e prodigios, até chuva do céu tem dado em resposta a oração.

    Que Deus abençoe
    fica na paz!

    Anderson
    http://fimdosdiasnaterra.blogspot.com

    ResponderExcluir