sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Você conhece a Deus?


Confesso aos leitores que começo a escrever este artigo devido a uma grande preocupação. Preocupação esta que nasceu no momento em que passei a visitar e ler algumas matérias, nos muitos blogs espalhados na blogosfera cristã. Tenho ouvido, visto e lido muitos artigos e na sua grande maioria tenho notado que falta um conhecimento de Deus. É bem verdade, que todos os blogs que tenho visitado nesses últimos dias falam acerca de Deus, mas quase nenhum deles fala de Deus. O que muito me preocupa. Como assim? Eu explico.

O conhecimento de Deus é necessário, pois, a salvação só é possível a partir do momento que passamos a conhecer a Deus. No entanto, esse conhecimento será sempre limitado (1 Co 13.9). John Wesley verbalizou: “traga-me um verme que conheça um homem que lhe trarei um homem que conheça plenamente a Deus”. Mas, ao mesmo tempo em que esse conhecimento é limitado ele também é um conhecimento crescente. “Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus” (Cl 1.10)

Portanto, à medida que passamos a conhecer a Deus, esse conhecimento passa ser um conhecimento transformador. De fato não podemos conhecer a Deus na sua totalidade, mas podemos conhecer a Ele de uma forma crescente, e quanto mais nós conhecemos de Deus mais somos transformados por esse conhecimento (Os 6.3). Sendo assim, nós podemos conhecer a Deus de duas maneiras:

Conhecimento intelectual. Esse tipo de conhecimento é feito través da nossa mente. Para que possamos conhecer ao Senhor não podemos nunca deixar de lado a nossas faculdades mentais. (Mt 22:37-40). Mas, esse tipo de conhecimento não é suficiente para alguém que de fato quer conhecer verdadeiramente a Deus.

Conhecimento espiritual. Aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. (1 Co 6.7) Precisamos além de conhecer a Deus de uma forma intelectual, conhecer também de uma forma espiritual, unindo se a Ele, num mesmo espírito e num mesmo coração. Nessas duas formas, uma não anula a outra, mas elas se completam. Sendo assim, temos de conhecer a Deus de uma forma intelectual e espiritual. (Jo 4.24)

A saber, existe uma grande diferença entre conhecer a Deus e conhecer acerca de Deus. E o que tenho visto na blogosfera cristã é que na sua grande maioria os internautas de fato conhecem acerca de Deus, mas não conhecem a Deus. E é isso que tem me preocupado. Onde conhecer acerca de Deus é ter um conhecimento teórico e conhecer de ou a Deus é ter um conhecimento pratico. Muitas pessoas conhecem os atributos de Deus (Onisciência, onipresença e onipotência) esse é um conhecimento teórico. Um conhecimento prático acontece no momento em que esses atributos afloram em nossas vidas.

Davi por exemplo conhecia de forma teórica e pratica a onisciência e a onipresença de Deus “Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.” (Sl 139.4); “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá”. (Sl 138. 7-10)

Diante do exposto, caros amigos blogueiros, que possamos escrever e transmitir aos leitores não só um conhecimento acerca de Deus, mas também um conhecimento de Deus. De que forma? Vivendo aquilo que estamos transmitindo. Buscando a Deus em oração. Meditando na sua Palavra. Não escreva ou mantenha o seu blog apenas com o intuito de ter muitos seguidores, muitos comentários, muitas visitas, mas acima de tudo escreva para que de fato as pessoas possam conhecer a Deus e serem transformadas por esse poder transformador, que elas possam fazer das palavras de Jó as suas palavras. : “Com os ouvido eu ouvia falar de ti, mas agora os meus olhos te vêem” (Jo 42.5).

A paz seja com todos,

Anderson Ribeiro

Um comentário:

  1. Concordo plenamente. Falar e ouvir sobre Deus não é o mesmo que conhecê-lo e prosseguir em conhecê-lo. Quanto mais o conhecemos mais nos humilhamos e vemos sua Glória brilhar em Cristo. Quanto mais o conhecemos mais entendemos o quanto precisamos d'Ele!

    Site da Igreja Apostólica Palavra Viva - igreja apostólica, palavra viva

    ResponderExcluir