quinta-feira, 24 de março de 2011

Maridos, amai vossas mulheres (2)

Tenho recebido bastante e-mails sobre casamentos e por isso tenho me dedicado em escrever sobre o mesmo, posto que Deus é o edificador da família (Sl 127.1). As instruções para se edificar uma família sólida emanam da Palavra de Deus. Ignorar ou mudar essas instruções é conspirar contra a estabilidade e saúde da família. Deus confiou ao homem uma posição vital na família. A Bíblia diz que Deus colocou o homem como cabeça da mulher (Ef 5.23).

Uma família não pode ser sem cabeça nem tampouco possuir duas ou mais cabeças. Homem e mulher foram criados por Deus a sua imagem e semelhança. Ambos desfrutam da mesma condição diante do Pai e têm acesso à mesma graça. Cristo como cabeça da igreja a serviu e morreu por ela. O padrão de liderança do homem não é a do domínio pela força, mas da liderança pelo exemplo. Como cabeça da igreja Cristo a amou e a si mesmo se entregou por ela. Desta forma, o marido deve amar sua mulher como Cristo amou a igreja. Como deve ser o amor do marido pela esposa?

Deve-se amar a esposa de forma perseverante, Cristo amou os seus discípulos, e amou-os até o fim (Jo 13.1). O amor do marido pela esposa deve ser mais forte do que a morte. Nem mesmo as águas turbulentas dos oceanos podem afogá-lo. O esposo deve lutar por sua esposa até o fim. As águas da vida podem se tornar turbulentas, o sol do deserto pode ficar ainda mais escaldante, o frio gélido do inferno pode chegar.

Mas o amor não pode ser afogado, o amor não pode ser queimado, mas o verdadeiro amor nos aquece quando o frio gélido do inverno quando ele chega. Persevere até o fim, não desista quando a estação mudar. Deve-se amar a esposa de forma sacrificial, o marido deve amar a esposa como Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela (Ef 5.25). O amor verdadeiro é uma entrega, uma oferta e um sacrifício. O amor não é egoísta. Ele não visa seus próprios interesses. O marido não busca prioritariamente sua própria felicidade, mas esforça-se para fazer sua esposa feliz.

O amor deve santificar a esposa, Cristo amou a igreja e se entregou por ela para santificá-la (Ef 5.26). Assim deve ser o amor do marido pela sua mulher. O amor do marido santifica a esposa. Uma mulher amada pelo marido fica livre de muitas tentações e perigos. O amor do marido protege a esposa de muitas armadilhas. O amor do marido abençoa espiritualmente a esposa. O marido deve ser a pessoa que mais influencia a vida espiritual da esposa.

Deve-se amar a esposa de forma altruísta, o apóstolo Paulo diz que quem ama a sua esposa a si mesmo se ama (Ef 5.28). Se amar a esposa é amar a si mesmo, ferir a esposa é ferir a si mesmo. Marido e mulher são uma só carne. Promover um é promover o outro. Exaltar um é exaltar o outro. Machucar um é atingir o outro. Paulo diz que o marido deve amar sua esposa como a o seu próprio corpo, e diz ainda que ninguém jamais odiou a sua própria carne (Ef 5.29). Quando o marido fere a esposa com palavras e atitudes, está abrindo feridas em sua própria alma. Quando, porém, ele a abençoa com palavras e gestos, está fazendo investimentos benditos em sua própria vida.

É importante que o esposo seja romântico, Paulo diz que em vez do marido ferir a esposa, ele deve alimentá-la e dela cuidar (Ef 5.29). A palavra cuidar usada em Efésios 5.29 só aparece outra vez no Novo Testamento, em 1 Tessalonicenses 2.7 e ali é traduzida como “acariciar”. É do propósito de Deus que o marido seja um homem carinhoso com sua mulher. Ele deve tratá-la com honra, com sensibilidade e com afeto. Nada machuca mais uma mulher do que seu marido ser rude com ela em palavras e atitudes.

Um casamento feliz se constrói com amor e o amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba (1Co 13.4-8).

Não estou dizendo com isso que o seu casamento será perfeito, pois não será. A saber, não existe casamento perfeito, ou par perfeito como muitos pregam, mas existe casamento feliz. E este só pode ser atingido se for composto por três pessoas – calma, não estou falando de poligamia ou triangulo amoroso – estou falando da união perfeita que por sua vez gera um casamento feliz. O homem, Jesus e a Mulher. Convide o Mestre para ser a argamassa que une um ao outro, pois fazendo isso, não há quem possa separar.

Não sou o melhor homem do mundo, mas tento fazer com que minha esposa seja a mulher mais feliz dele.

A paz seja com todos,

Anderson Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário