quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Versículos criados pelo povo!


Não é de hoje que venho asseverando da necessidade da igreja como corpo de Cristo crescer em conhecimento. O Senhor Jesus disse aos saduceus que o indagavam acerca da ressurreição dos mortos  "(...) Errais não conhecendo as Escrituras..." (Mt 22.29). No Livro do Profeta Oséias 4.6 está escrito: "O meu povo foi destruído,  porque lhe faltou o conhecimento (...). Observe que Deus falou que o seu povo "foi destruído por que lhe faltou o conhecimento", e esta afirmação do Senhor foi referente a acontecimentos em torno de 753 a 715 antes de Cristo. Entretanto, nos dias hodiernos, ainda tem gente que perece por falta de conhecimento, dando ouvido a qualquer e todo vento de doutrina, não sejamos meninos (Leia Ef 4.14)

Tal fato se dá, porque muitos cristãos não possuem o saudável e necessário hábito de ler, principalmente em se tratando da Bíblia Sagrada que é a Palavra de Deus. Quando eu digo ler a Bíblia, não estou falando em "passar os olhos", nem ler versículos isolados e, muito menos, fazer "roleta russa" com a Palavra de Deus, ou seja, abri-la aleatoriamente pra ver o que o SENHOR tem pra falar naquele momento. Ora, a Bíblia requer leitura assídua, estudo constante, pesquisas e, claro, muita oração. É preciso “examinar as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (Jo 5.39)

É em virtude disso que vejo na igreja, não uns, mas muitos, criando novos versículos. Darei apenas alguns exemplos. Com certeza você já disse ou ouviu alguns deles, como por exemplo: “Nem uma folha cai de uma arvore sem que Deus não queira”, alguns ousam afirmar ainda que está registrado em Salmos. A saber, isso é uma verdade, mas não está na Bíblia. Não existe esse versículo a não ser na cabeça de muitos.

Outro bastante verbalizando no meio evangélico é: “Venha como estás”. Basta ouvir um pregador dizer isto aqui e ali, que logo vira versículo. O que está escrito é “...e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. (Jo 6.37). O problema é que as pessoas têm pegado bordões, chavões e colocando-os como se estivessem escritos na bíblia.

Outros não satisfeitos com esse dois, insistem em afirmar que “a Bíblia se renova a cada manhã”. Sendo que o que se renova a cada manhã são as misericórdias do Senhor (Leia Lm 3.22,23). Até porque seria uma falácia dizer que a Bíblia se renova, uma vez que só se renova o que ficou velho e a Bíblia e a Palavra de Senhor é sempre atual.

Por ultimo, mas não menos importante é “Na presença do Senhor até a alegria tem de saltar de alegria” Muitos homens e mulheres que possuem a missão de pregar a Palavra de Deus estão enquadrados nessa dramática assertiva. Isso porque muitas vezes não estudam nem o próprio texto que vão pregar, e acabam por declararem nos púlpitos mensagens desviadas do seu verdadeiro significado, como essas expressadas acima.

O fato é que quem usa essa expressão, se baseia no Livro de Jó, capítulo 41 e versículo 22, onde está escrito: "No seu pescoço pousa a força; perante ele, até a tristeza salta de alegria." A pergunta é perante quem a tristeza salta de alegria? Será que o texto esta falando do Senhor? A resposta é não! Posto que o versículo 22 está se referindo sobre quem já vem sendo descrito desde o versículo 1 do capítulo 41 de Jó, ou seja, o leviatã.

Diante do exposto, sejamos como os irmãos de Beréia, que na época do Apóstolo Paulo, que eram atentos e vigilantes em relação ao que era pregado pelos irmãos, conforme encontra-se registrado na Palavra do Senhor: "E logo, de noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; tendo eles ali chegado, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a Palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim" (Atos 17.10-11). E que possamos estudar a Bíblia com dedicação, buscando sabedoria da parte do SENHOR para entendermos a mensagem que ela nos transmite, a fim de não corrermos o risco de sermos engodados pelas mensagens destorcidas de pregadores desinformados ou heréticos e, assim, não  perecermos por falta de conhecimento.

Nos laços do calvário,

Anderson Ribeiro

2 comentários:

  1. amigo sempre quando tenho a oportunidade de levar um sermão aos irmãos, e faço no final um apelo tenho as vezes(nem sempre)por costume de dizer "venha como estais" por que sei que Deus jamais esperará o homem ficar bom para servi-lo, eu digo "venha como estais e Cristo te guiará ao êxito" não digo que a bíblia diz , até por que é eu que estou falando. respeito tua opinião e sei que é necessário falar isso principalmente nos dias de hoje, mas como nossa cultura evangélica ainda é pobre pois muitos dos pregadores são iletrados, mas não menos santos, pois foi Deus quem os chamou. afinal quem não tem seus chavões que que atire o primeiro livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse de Jó 41:22, está se referindo a Deus... e não a Jó. Esses capitulos, Deus está revelando toda a sua grandeza, poder, majestade, sabedoria....

      Excluir