terça-feira, 1 de março de 2011

O Senhor mudou o nome de Saulo para Paulo?

A lição bíblia da escola dominical deste domingo nos ensinava acerca da conversão de Paulo. E quando estava ensinando a igreja a respeito da aludida lição, muitos me questionaram a respeito de quando ocorreu a mudança do nome de Saulo para Paulo. Alguns acreditam que ele era chamado de Saulo antes de encontrar o Senhor no caminho para Damasco, mas depois desse encontro passou se chamar Paulo.

Muitos pregam ainda, que ele tinha o nome de Saulo quando era perseguidor do povo de Deus, ou seja, antes da sua conversão. E que depois de se converter passou a se chamar Paulo, deixou de ser perseguido e passou a ser perseguidor.

Mas o interessante é que em nenhum momento na Bíblia se encontra a afirmação de que Saulo teve seu nome mudado para Paulo. E ele mesmo ensina que não devemos ir além do que está escrito (1 Co 4.6). A saber, primeira vez que o Novo Testamento faz referência a Saulo é no evento do apedrejamento de Estevão, quando afirma que as roupas deste foram depositadas aos pés daquele (At 7.58). Lucas, no livro de Atos, informa que Saulo era um fariseu, filho de fariseus e que aprendeu de Gamaliel a Lei de Deus (At 22.3). Lucas declara, ainda, que Saulo era perseguidor dos cristãos, assolando-os, entrando em suas casas e arrastando homens e mulheres cristãos para a prisão (At 8.1-3).

A demais, este mesmo Saulo teve um encontro com Jesus no caminho de Damasco (At 9), ficou cego, hospedou-se na casa de Judas, jejuou por três dias até que recebeu a visita de Ananias, recobrou a visão e foi batizado. Muitos afirmam que foi nesse momento que Saulo teve seu nome mudado para Paulo, ocorre, que não é isso que vemos nos Atos dos Apóstolos. Mesmo depois de batizado, por muitas vezes a referência que se faz a ele se faz pelo nome de Saulo (At 9. 22,24; 11.25,30; 13.1-2.7).

Na realidade quem mudou a ênfase do nome Saulo para Paulo foi o próprio Lucas. Em Atos 13.9, o médico escritor, afirma: "Todavia, Saulo, também chamado Paulo..." Seguindo a partir desse momento a chamá-lo, durante toda a narrativa do livro de Atos dos Apóstolos, de Paulo.

A compreensão é simples. Na realidade Paulo possuía dupla cidadania, ele era ao mesmo tempo judeu e romano (At 22.25-26,28), possuindo, também, dois nomes (Saulo, também chamado Paulo). Saulo era seu nome judeu e Paulo o nome romano. Enquanto conviveu com os judeus era chamado apenas pelo nome judeu "Saulo", contudo, quando partiu para evangelizar os gentios foi conveniente que ele assumisse sua cidadania romana, que por muitas vezes o tirou de situações vexatórias, usando assim o nome Paulo que era um nome romano.

Este é o mesmo caso de Silas, companheiro de viagens de Paulo, que também era chamado de Silvano (ver 2 Co 1.19; 1Ts 1.1 e At 15.22-40; 16.19; 17.15; 18.5). 

A paz seja com todos,

Anderson Ribeiro 

8 comentários:

  1. amém e gloria a Deus pelo esclarecimento, muitas vezes por falta de compreensão, doutrinas são elaboradas.. Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Mas, permita-me fazer uma observação:
    Saulo na realidade é Sha'ul (pronuncia-se xaul).
    Quanto a Paulo, parece seer uma adptação nos EScritos grego, nao constando nos Manuscritos semitas.

    ResponderExcluir
  3. Paulo significa "pequeno"... por isso ele diz ser "o menor dos apóstolos"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Permita-me dizer que a referência de Paulo se dizer "o menor dos apóstolos", se refere ao fato dele se achar num grau de inferioridade em relaçâo aos outros apóstolos que andaram com Jesus.

      Excluir
    2. estou certo de que Paulo em tudo preferiu diminui-se para que resplandecesse nele a gloria de Deus, por isso fez questão de se tornar mais conhecido como Paulo que significa: Pequeno, do que Saulo que significa: Grande.

      Excluir
  4. Uma aluna também me fez esta pergunta e amei sua resposta ,muito obrigado DEus continue te fazendo crescer em graça e conhecimento

    ResponderExcluir
  5. Dineusa N S Gonçalves18 de janeiro de 2012 às 06:41

    Obrigada! A explicação sobre a dupla cidadania de Saulo me ajudou muito no dia de hoje. Deus te abençõe!
    Dineusa.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado meu irmão, sua resposta foi simples e eficaz como todo o evangelho o é (pena que complicamos e colocamos jugos sobre as pessoas. Deus continue te iluminando e inspirando no amor e cuidado.
    Erivander!

    ResponderExcluir