terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Evangelização a nossa missão!

Muitos métodos de evangelização foram usados com eficiência com o objetivo de levar pessoas a Cristo. Muitos métodos podem e devem ser usados, no entanto, a mensagem nunca pode mudar, os métodos devem mudar de acordo com as circunstâncias e pessoas. Jesus, o maior de todos os evangelistas nunca ossificou os métodos. Ele fez abordagens diferentes a pessoas diferentes. O apóstolo, de igual modo, mostra a necessidade de o evangelista ter sensibilidade para apresentar a mensagem imutável do evangelho dentro do contexto de sensibilidade cultural (1Co 9.22).

Não obstante a necessidade de lançarmos mão de todos os métodos legítimos e disponíveis para alcançarmos o maior número  de pessoas, cremos, que o método mais eficaz é o usado por Filipe e André. Esse é o método de conduzir alguém a Cristo para uma experiência pessoal com ele. André falou de Jesus para Pedro e o levou ao Salvador (Jo 1.41). Filipe encontrou a Natanael e lhe disse: Vem e vê (Jo 1.46).

Não basta falar, é preciso viver. Não basta viver, é preciso demonstrar. Não basta demonstrar, é preciso pegar alguém pela mão e o conduzir ao Salvador. Muitos estão ainda cegos espiritualmente e não vêem a beleza e a glória do nosso Senhor. Somente quando são levados aos seus pés é que seus olhos são abertos. Outros olham para Cristo com preconceito e reservas, julgando-o indigno de ser adorado, até que experimentam seu toque generoso e sua graça salvadora. Por outro lado, há muitos que estão sedentos, mas não conhecem a água da vida. Estão famintos, mas não têm pão.(Jo 6.35) Estão errantes porque não conhecem o caminho. Precisamos não apenas apontar o  caminho para os que estão perdidos nas encruzilhadas da vida, mas também toma-los pela mão e conduzi-los a Jesus (Jo 14.6).

O evangelismo implica em palavra e ação. Precisamos falar e conduzir. Precisamos falar de Jesus e trazer as pessoas a Jesus. A igreja toda deve estar engajada nesse projeto.Calar-nos diante da glória do salvador e da bênção da salvação é um ato consumado de insensibilidade espiritual. Deixar de conduzir os perdidos a Cristo é o gesto mais cruel de desamor. Encontramos pão com fartura e não podemos deixar morrer à míngua os infelizes que perecem sem esperança. Encontramos a fonte da água viva e não podemos calar a nossa voz quando tantos morrem de sede ou correm exaustos para as cisternas rotas. Não podemos nos acovardar quando tantos correm céleres para o abismo sem saber que caminham para a morte enquanto já encontramos o caminho da vida. Precisamos tomar aqueles que cambaleiam para a morte e os que perdidos estão e conduzi-los a Jesus, a única fonte de vida e paz. Eles estão a sua espera, sedentos e famintos, pois, você tem o mapa que os leva a fonte inesgotável.

Não temas Deus é contigo,

Anderson Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário