quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Minhas frases no facebook (2)

Houve uma época em que só se cantava "500º de puro fogo santo e poder", junto dela uma bastante famosa era "Incendeia, Senhor, a sua noiva. Incendeia, Senhor, a sua igreja...vem me incendiar", "Ha um tapete de jogo aqui, foi Jesus quem colocou", "Fogo santo, santo fogo, fogo consolador é o que está descendo agora, fogo santo do Senhor"...Onde estão os hinos bíblico-cristocêntricos?

Enquanto muitos estavam vestidos com roupa branca na virada. Eu "rasquei o meu meu manto" (Jó 1.20). Enquanto muitos saltaram ondas ou em shows. "Eu me lancei em terra e adorei". (Jó 1.20). Enquanto muitos comeram lentilhas. "Eu não troquei o 'Pão do Céu' por este prato". (Gn 25.34). Enquanto muitos se embriagaram com vinho. "Eu fui cheio do Espírito Santo". (Ef 5.18). Isso é um "Show de virada".

Hoje fulano perguntou no facebook: "Qual o seu maior sonho para 2012?". Ciclano respondeu: "Todas as promessas da Bíblia para mim". Eu digo: Todo mundo só quer saber das promessas, lembro que os mandamentos também fazem parte da Palavra de Deus.

Tem gente achando que é Levita. Por acaso você é descendente da tribo de Levi? Está vivendo nos tempos do Antigo Testamento? Não há levitas em nossos dias. O serviço dos Levitas era cuidar do tabernáculo e de seus utensílios, inclusive carregando tudo isso durante a viagem pelo deserto (Números capítulos 3, 4, 8, 18). É verdade que Davi atribuiu a alguns levitas a responsabilidade musical (1 Cr 9:14-33; 23:1-32; 25:1-7). Daí todos que cantam querem ser chamados de Levitas, mas cuidar da Casa de Deus são poucos.

Uma canção não é o mesmo que expor a Palavra. Muitos pensam que podem substituir a pregação por cânticos, teatro, shows, etc. Deus estabeleceu a pregação da Bíblia como o meio principal propagação de Evangelho (1 Co 1.22ss; 2.1-5; At. 2.22-36; Sl 119.130; Rm 10.17: 2 Tm 4.1-5, etc.)

Um dia que passei sem abrir minha caixa de e-mails, 32 e-mails não lidos. Cinco deles eram para comprar meu livro (benção). Sete eram perguntas feitas através do Blog. Cinco de amigos. Seis de críticas de textos do Blog, principalmente por ter postado sobre o festival promessas. Mas, nove eram de pessoas parabenizando por textos postados no blog e nas redes sociais. Fico feliz por ainda haver amantes da Palavra de Deus. "Glória a Deus nas alturas".

‎"A dança e a nomeação de apóstolos continua proibida. Segundo o Concílio Supremo, na Bíblia, a dança e a coreografia não fazem parte do culto público, por isso, devem ser excluídas da liturgia....Ainda foram discutidas questões acerca da comemoração do natal, de práticas neopuritanas e de cantatas com representações teatrais. Segundo o Supremo Concílio, é importante discutir tais detalhes por conta da invasão de novos elementos trazidos pelo neopentecostalismo." Disse Augusto Nicodemos.

‎"Para Calvino a pregação da Palavra era um meio de graça para o povo de Deus - 'Quando nos reunimos em nome de Deus”', ele dizia, 'não é para ouvir meros cânticos' (diferentemente da nossa geração que valoriza extravagantemente o momento de louvor). Para Calvino, os que desenvolviam tais práticas se alimentavam exclusivamente de vento. Além disso, Calvino cria que a pregação deveria ser 'sem exibição', para que o povo de Deus pudesse reconhecer nela a Palavra de Deus e para que o próprio Deus, e não o pregador pudesse ser honrado e obedecido." (Pr. Renato Vargens)

O ministro é um mordomo que obedece as ordens do seu senhor (1 Co 4.1)
O ministro é despenseiro, aquele que toma conta da casa do seu senhor - José no Egito. Em relação ao dono da casa ele era escravo. Em relação aos outros serviçais, ele era o superintendente. Sua função era cuidar dos interesses do seu senhor. Ele cuidava da alimentação da casa: “Os mistérios de Deus é o evangelho, a Palavra de Deus”. Não era sua função de José prover o alimento – Assim também, como ministros, não somos chamados para prover o alimento. O alimento já foi providenciado: O alimento é a Palavra de Deus. Não temos outro evangelho.

A função do mordomo, isto é, o ministro não era agradar às demais pessoas da casa nem muito menos aos outros servos, mas ao seu Senhor. O papel do mordomo não é ser popular nem bem sucedido, mas fiel. O critério de Deus não é nem o sucesso nem a popularidade, mas a fidelidade.

"Em nossos dias a verdade de Deus tem sido atacada. Esses ataques não vêm apenas dos insolentes críticos da fé cristã, mas daqueles que se infiltram na igreja, com falsa piedade e perigosas e heresias. Estamos vendo, com profunda dor, a igreja evangélica brasileira deixando o Antigo Evangelho, o evangelho da cruz, para abraçar um evangelho híbrido, sincrético e místico. Um evangelho centrado no homem e não na consumada e bendita obra de Cristo." (Hernandes Dias Lopes)

‎"Ser 'mundano' não é apenas dizer certas palavras. Ser 'mundano' muitas vezes significa que você não tem coragem, não fala a verdade. Mundanismo é dizer: 'Bem, se alguém foi ofendido, nós devemos pedir desculpas'. Talvez eles devessem ter sido ofendidos! Nós adoramos um cara que foi assassinado! A cruz é uma ofensa! E, se ela não é proclamada de maneira ofensiva algumas vezes, então nós podemos ser falsos mestres." (Mark Driscoll)

Faço das suas palavras a minhas Pr. Ciro Zibordi. "Sou evangélico. Mas não sou gospel. Sou protestante. Mas não sou ignorante. Sou pentecostal. Mas não sou místico. Sou da Assembleia de Deus. Mas não sou denominaciólatra."

"Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne." (Colossenses 2.20-23)

O evangelho é simples: "Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo." (2 Coríntios 11.3)

Divergência de opinião não é crime ou algo de deva ser censurado. Todos sem exceção tem o direito de expor o que pensa. Respeitar isso não é um direito mas um dever. Defender o ponto de vista é bom e saudável desde que não se agrida uns aos outros. Quando falta argumento o mais fácil é ofender, caluniar. Por isso nunca opino sobre um assunto que não domino. Se a discussão é sobre direito, eu passo longe, uma vez que não conheço as leis. Se é de cunho médico, eu nem abro a boca. Assim muitas pessoas deveriam se calar quando se trata de teologia, uma vez que a grande maioria não prioriza a Palavra de Deus nem o Deus da Palavra.

Nos laços do Calvário,

Anderson Ribeiro

Um comentário:

  1. Mateus 24:24 – “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” Mas graças ao bom Deus ainda existem aqueles que se preocupam em pregar o evangelho puro e genuíno e desejam acabar com esse $hoW Go$pel!

    ResponderExcluir