quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O povo perece por falta de conhecimento

Tenho visto e ouvido, não de hoje as pessoas verbalizarem que “o estudo teológico esfria o crente, tira a unção do pregador, impede a ação do Espírito Santo, torna a mensagem artificial, ou, em uma palavra: ‘a letra mata!’”. Porém, a falta dela faz o que vemos nos dias hodiernos, pregadores (?) pulando, gritando, usando de chavões e bordões – alguns até extrabíblicos –, mas sem nenhum conteúdo bíblico.

Entretanto, vale salientar que o estudo teológico é mesmo uma espada de dois gumes. Pensemos: se o estudo teológico visa, entre outras coisas, o conhecimento das Sagradas Escrituras, Satanás e seus demônios são exímios teólogos. As seitas que o digam! Aliás, usar a Bíblia para conduzir ao engano foi uma estratégia satânica empregada contra o próprio Jesus, quando foi tentado no deserto! (Mt 4)

O conhecimento bíblico e espiritualidade não são elementos que se excluem entre si. O conhecimento de Deus não apenas evoca a presença dele em nossas vidas como ainda transforma nossa comunhão com ele e nos aperfeiçoa em nossa caminhada. Por que as pessoas não hesitam em dedicar quatro ou cinco anos de suas vidas num curso universitário visando uma carreira profissional? Por razões óbvias, a qualificação profissional é indispensável, afinal, disso dependerá o futuro da pessoa e de sua família.

Mas se investir numa faculdade tem a ver com o futuro, por que não investir em conhecer e prosseguir conhecendo aquele com quem viveremos por toda a eternidade? Não que a teologia tenha o condão de salvar. De maneira nenhuma! Mas estudar teologia tem a ver com o futuro muito mais importante de nossas vidas, porque tem valor eterno. Em nossos dias, a maneira mais eficaz de obter o “conhecimento da Glória do Senhor” é sem dúvida por meio do estudo piedoso e sistemático da teologia.

Em certo sentido, podemos afirmar que todo cristão evangélico é um teólogo, porém, é apenas por meio do estudo metódico e planejado das Sagradas Escrituras que nutrimos nossa fé de maneira decisiva. A consagração ao estudo periódico da teologia é um atestado louvável de nosso desejo de nos tornarmos porta-vozes mais bem preparados para trabalhar na Seara do Senhor (Mt 9.37,38; 2Tm 2.15).

O Senhor nos apresenta, por meio do estudo de sua Palavra, uma fonte inesgotável de aprendizado (Os 6.3) e todo aquele que resolve destinar seu tempo a esta atividade tão nobre se envolve em uma vigorosa batalha espiritual. Por isso, é recomendavel àqueles que almejam estudar teologia e não deixar jamais de buscar a Deus em oração, a fim de manter sempre renovados seu espírito e motivação (Ef 4.23), prosseguindo para o alvo sem paradas ou desvios (Fl 3.14). Para que a “Terra se encha de conhecimento e da Glória do Senhor, como as águas enchem o mar” (Hc 2.14 – ênfase minha)

Nos laços do calvário,

Anderson Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário