quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Jesus muda a história

Caros leitores, antes de Jesus nascer em uma manjedoura ninguém lhe dava a mínima importância. Manjedoura não representava nada, não simbolizava nada. Porém, depois que Maria dá a luz ao Cordeiro em uma manjedoura em Belém, ela passou a fazer parte de todos os presépios montados em todo o mundo. Passou a ter lugar de destaque por parte dos artistas. Antes de Jesus passar por ela, ninguém queria vê-la. Mas hoje, é um dos lugares mais visitados em todo o mundo.

Todos nós conhecemos Maria a mãe de Jesus Cristo. No entanto, nós só a conhecemos porque ela fora um instrumento de Deus para o nascimento de seu Filho Unigênito. O nome Maria é muito comum nos dias hodiernos e não era diferente nos tempos de Jesus. Esse nome era e é muito usual. Se alguém chegasse a Belém e perguntasse: Onde mora Maria a esposa de José? Com certeza receberia informações diferentes, posto que, o nome Maria e José eram muito usuais naquele lugar, bem como naquela época.

Mas, depois que Maria deu a luz ao Mestre. Ela ficou muito conhecida, não por ela, mas por seu filho. Sendo assim qualquer que perguntasse onde morava Maria a mãe de Jesus, todos sabiam dar as coordenas com exatidão. Maria não ficou conhecida somente em Belém, mas em todo mundo, pois é a mãe de Jesus. Graças a ele, ela deu adeus ao anonimato.

Antes de Jesus ser crucificado, a cruz era sinal de desespero, morte e dor. A cruz era a sentença final.  Ela representava o abrupto e violento fim do ser humano. Na época dos romanos, o homem que tomava sua cruz e se punha a caminho já tinha dito adeus a seus amigos. Não voltaria mais. Estava saindo para o termino de tudo. A cruz não fazia acordo, não modificava nada e nada poupava; eliminava o homem, completamente e para sempre. Não procurava em manter boas relações com a sua vitima. Feria rude e brutalmente, e quando tinha terminado o seu trabalho, o homem já não mais existia. 

No entanto, depois que Jesus fora crucificado e morto. A cruz teve e tem outro significado. A cruz não simboliza mais morte e dor. Mas agora simboliza vida e salvação. Jesus morreu na cruz e ressuscitou para que nós pudéssemos ter a vida eterna, foi nela que ele morreu por nossos pecados. Jesus preferiu morrer por nós, a passar a eternidade sem a nossa presença.

Diante do exposto, a manjedoura que dantes não tinha importância passou a ser sempre lembrada, porque Cristo passou por ela. Maria só deixou o anonimato e ficou mundialmente famosa por Cristo passou pela sua vida. A cruz mudou o seu significado porque nela estava o Salvador. Jesus muda o quadro a história. Jesus muda a história do homem. Por isso deixe que ele mude a sua também. Aceite-o hoje. Ainda há tempo.

Nos laços do calvário,

Anderson Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário